O projeto "TRIBUNA DO CRETINO: produção textual crítica sobre espetáculos de teatro"  chega, em 2018, ao seu quinto ano de atividades. Desde que foi criado, ainda em fase experimental em Julho de 2013, o projeto já publicou nada menos do que 174 críticas, lançou cinco edições impressas da TRIBUNA DO CRETINO: Revista de Crítica Teatral (ISSN 2359-4926) com circulação para várias cidades do Brasil, desenvolveu várias atividades de formação voltadas ao estudo da crítica teatral  e, com isso tudo, tem proporcionado um pensamento sobre a produção teatral da cidade de Belém do Pará. 

Este novo espaço virtual substitui o antigo blog do projeto e pretende dinamizar as ações do TRIBUNA DO CRETINO, pois oferece a comunidade novas seções para compartilhamento das impressões críticas de uma montagem teatral.  A seção Palavra do Artista é um espaço criado para que os envolvidas em uma montagem teatral possam se manifestar sobre sua obra, concordando ou discordando das questões apresentadas na seção Palavra do Crítico.  A Seção Palavra do Leitor/Espectador tem o mesmo propósito sendo um espaço para que o Leitor/Espectador se manifeste concordando ou discordando do Crítico ou mesmo do Artista. E por fim a seção Palavra Tréplica é o espaço para novas refutações entre os envolvidos no debate da montagem teatral - Crítico, Artista ou Leitor/Espectador.  O desejo, portanto, é ampliar o debate e enriquecer o pensamento sobre a cena produzida em nossa cidade.   

Para os que desejam visitar o antigo blog do projeto basta acessar este link https://tribunadocretino.blogspot.com.br/ e poderá conferir tudo o que foi produzido antes de inaugurarmos esta nova plataforma virtual. 

O nome do projeto é uma homenagem ao genial dramaturgo brasileiro, Nelson Rodrigues, que numa de suas inúmeras tiradas de efeito afirma: "Ao cretino fundamental, nem água!". É o que este projeto deseja: - Que morram secos todos os cretinos fundamentais da atualidade!.  

A condição humana tem sido combustível e fonte de inspiração para a escrita dramatúrgica e literária desde os primórdios do teatro, ainda que apresentada sob a ótica da fantasia, do mito ou do realismo fantástico. A questão da dignidade da pessoa humana é uma constante em muitos textos de sucesso justamente por abordarem questões universais que, em...