A Sinuosidade da Literatura Corporal – Por Ivana Matos

02/04/2018

Montagem teatral: Marahu

Montagem: Cia de Teatro Madalenas. 

Ivana Ignêz Barbosa de Matos[1]

Corpos de pássaros

                    Corpos de vento

                                        Será que são aves

Ou poemas serenos?

                                                                         Difícil saber.

Como plateia dessa natureza montada, não via a hora de armar minha rede na varanda de casa. Um barraco de madeira na beira do Marahu, onde as nuvens do céu não escondem o azul. Em que até os cajados fincados no chão apontam para as estrelas com precisão.

A água derrama

              A água chia

                            É barulho de praia

Ou percussão na coxia?

       Não sei.

O frio causado pelos instrumentos foi tão real quanto a chuva lá fora, assim como o silêncio quebrado pelas notas. Que num fechar de olhos ligeiro foi possível até sentir o cheiro

Da água

              Do Vento

                             Da concha

                                               Madeira e Areia

Da poesia refletida no corpo

Passando por cada membro

Em feixe de luz

Como bronzeamento

Palavra por palavra

Que logo depois são de fato tocadas

Por esboços de caneta na pele molhada

                                                                                                                                                        Nua

                                                                                                                              Crua

                                                                                               Exposta

                                                         Serão livros de carne humana

Ou poetas de página e osso

Que levam a cada frase narrada

                                                                                                     O arrepio até a espinha do dorso?

Definitivamente

                         Não

                  Sei.

Meus sentidos de mulher peixe estão para além da beira-mar, não são escritas na areia que a água se põe a levar. São atentos para os sinais dos mais variados cantos, por isso é que não entendo como funciona esse encanto.

Serão os versos compartilhados em miúdo

Pelo artista e o público

A

    P

       R

          O

              F

                 U

                    N

                        D

                           A

                               N

                                  D

                                     O      a parte

                                                           De experimentação da arte?

Ou a miscelânea que compõe a estética?

Hibridismo espiritual da palavra ao poeta

Transitando na música, na luz e no odor

O conjunto da obra no mais suado labor.

Muitas perguntas já não quero fazer

É perda de tempo desvendar o porquê

                                                                                      Parece até aquele costume incompressível

De ser humano ver felicidade

E achar que é bicho esquisito

Sentir um negocinho acolá

                                                                                                                                  E querer explicar

Pelo menos tentar

Porque explicação de verdade

É tudo uma invenção

O certo não é absoluto

                                                                                                                   E especular também não.

Nesse vai e vem de palavras

Que brotam na minha cabeça

A rima vai ficando tonta

Enquanto a ideia meio bêbada

Prefiro apreciar quieta o sentimento da lembrança

O que vai continuar comigo pra todo canto que eu for

Não ficar apenas no papel, livro ou computador.

Se um dia me perguntarem sobre o poeta paraense, certamente farei todo esse suspense, esse lance subjetivo que a peça nos invoca, revirando o olfato e tudo que está em volta. Li alguns poemas e poucos livros fui além (ainda), mas sei da beleza que cada verso contém. Estrofes carregadas de um universo inteiro, não foi à toa escolhera ilha do mosqueiro. Não foi à toa ter rimado até aqui, através da sinestesia e a autonomia de produzir. Perambulando incessante por entre letras flutuantes

Vocábulos flexíveis à norma

Indiferentes da natureza da forma

Imposta

Que sufoca

A arte

O pensamento

E a liberdade

Deus nos livre da repressão da linguagem!

Agora devo ir embora, mas recuso me despedir

Nego esquecer a vivência de tudo que aprendi aqui

Na superfície.

Voltando para as ondas que se movimentam ao longe

                                                                                 Posso ouvir o horizonte cantarolar meu nome

Do pensamento a reflexão que levo

                                                                                                              Estar a seguir nestes versos:

Quem sentiu foi o corpo

A carne absorveu

Poesia que toca na alma

Max Martins aprendeu.

2 de abril de 2018.

[1] Estudante de Jornalismo da Universidade Federal do Pará (UFPA); Participante do Minicurso de Crítica Teatral "Por uma Crítica Menor".

Ficha Técnica:

Montagem teatral:

Marahu

Cia. de Teatro Madalenas.

Elenco:

Cleber Cajun, Leonel Ferreira e Marta Ferreira.

Direção Musical:

Diego Vattos.

Direção e Edição de Vídeos:

Carol Abreu.

Iluminação:

Thiago Ferradaes.

Figurinos:

Nete Ribeiro.

Dramaturgia:

Saulo Sisnando.

Coordenação Geral:

Leonel Ferreira.