Esparadrapozinho de condão – Por Adriano Ferreira Coutinho

30/06/2023

Montagem teatral de conclusão do curso de Iniciação Teatral UNIPOP – Turma 2015.

Adriano Ferreira Coutinho[1]

A montagem da peça "Como se faz um deputado", iniciou após a comemoração do círio de Nazaré em Belém do Pará, considerada uma das maiores manifestações religiosa do mundo, ou seja, faltando um pouco menos de dois meses do encerramento do curso de iniciação teatral do instituto.

A priori, a leitura coletiva resultou em três fases: a primeira, com a chamada leitura seca, sem subjetivação; já no segundo, colocando a emoção no texto; a terceira, memorização e atuações dos participantes.

Porém, como em qualquer grande grupo de teatro, não se está imune a pequenos probleminhas, no caso da turma 2015 da UNIPOP, depois de começar os ensaios, um participante, a qual tinha pego um dos papéis chave da dramaturgia, e que tinha muitas falas, desistiu do curso, isso foi a pouco tempo das quatros apresentações, mas com um pouco de dificuldade resolveu-se a questão.

Então, o resultado do curso de Arte Cênica da Universidade Popular, acabou sendo um grande sucesso de público, nesses quatros dias de encanto e alegria. Dentre essas maravilhosas apresentações, junto de várias coisas marcantes, quero destacar uma, desse participante que vos fala. O meu personagem chamado Arranca Queixo, que era um dos capangas do candidato a deputado, o que se encarregava de garantir a vitória das eleições as margens da legalidade, pela violência, resolvia a questão na porrada mesmo ou pelo medo que infligia nos eleitores. Destaca-se, que durante as apresentações um colega nosso, deu a ideia de colocar um grande esparadrapo no meu rosto, eu seria o primeiro ator que iria entrar na cena seguinte; entrei, o público veio abaixo de tanta risada. A cena cômica se deu em razão da cena anterior dos capangas terem levado uma boa surra do povo, e bem merecidos.

30 de junho de 2023


[1] Graduado em Geografia pela Universidade Federal do Pará; Curso de iniciação teatral pela Unipop (Universidade Popular) e FIBRA(Faculdade Particular) e mais de mil carga horária de vivencias, cursos, oficinas na arte. Participante da oficina de crítica teatral "Exercícios de escrituras" – Projeto Tribuna do Cretino;

FICHA TÉCNICA

Personagens e elenco respectivamente

Major LIMOEIRO - Bruno

D. FRANCISQUINHA (Mulher do Major LIMOEIRO) - Maynara

Tenente-coronel XICO BENTO, do Pau-Grande - Halden

MARQUETEIRO Pierre - Bonelly

HENRIQUE, bacharel em direito - Lennon

DOMINGAS, empregada de Limoeiro - Glaucia

BENEDITA, empregada do Limoeiro - Leila

GERTRUDES, professora pública do barro-vermelho - Viviany

CUSTÓDIO RODRIGO, juiz de paz - Isaac

FLÁVIO MARINHO - Carlos

PADRE TÔNHO - Maurício

RASTEIRA-CERTA, capanga de eleições - Daniel

ARRANCA-QUEIXO - Adriano Ferreira

D. PERPÉTUA, mulher de Xico Bento - Marinéia

ROSINHA (filha do Xico Bento) - Carol

D. ANGELINA - Sogra do Limoeiro - Evelyn

Dr. SALGADO, médico da provícia - Handerson

D. ESMERALDINA, esposa do médico - Aline

FELIPE, filho do médico, estudante de odont…

Dramaturgia

Como se fazia um deputado

Texto

França Júnior

Iluminação

Vanda Lopes

Direção

Wanessa Grigoletto e Alexandre Luz

Adaptação do texto

Alexandre Luz e Wanessa Grigoletto

Cenário

Andrey Souza e Walter D' Carmo

Sonoplastia

Alexandre Luz

Figurinho

Construção coletiva com o elenco