O Cavoucar do corpo – Por Silvia Luz
Espetáculo: Traços de Esmeralda
Concepção,
Pesquisa e Encenação de Ana Flávia Mendes
Por Silvia Luz[1]
Fui convocada por algo para estar ali. Senti-me inquieta por diversos instantes. Bebi um cálice de licor de menta, de repente estava dentro da mata. Mata que tudo vê, que tudo ouve e que nem tudo revela, mas que embriaga e traz sobriedade.
Logo depois eu estava fora da Mata, no quintal de uma casa que nunca vira antes, o chão era de terra batida e nesse quintal eu vi uma jovem acomodada em sua cadeira de balanço. "- Valha-me São Benedito!!! É visagem??"
Poderia utilizar várias lentes para escrever sobre o espetáculo, que tem como atuante Ana Flávia Mendes. Mas me encontro Entre o que está dentro e o que está fora das lentes que podem ser utilizadas. Há momentos singulares e de intercessão entre Teatro, Dança, Performance, Dança-Teatro.
Nesse momento prefiro ficar Entre.
A saia mágica, deitada no chão inerte, ela tateamente criara Vida - o Corpo-saia. Este que carregava o ciclo da vida: a criança, o jovem e o ancião. Vários corpos habitaram o corpo de Ana Flávia nessa passagem do tempo, nesse devir. A jovem em pleno vigor de sua juventude, uma velha feiticeira e uma cigana na flor da idade. "- Putz! Qual lente?"
Continuo Entre
Corpo da atuante baila sem rosto e mudo ao levantar-se da cadeira. "- Quem é? De onde vem? Para onde vai?". Vaga ecoando gritos de silêncio que vão me agoniando, ansiando, em que determinado momento esse corpo rasga e, o que está dentro vai para fora. O Corpo-Canto se liberta audivelmente para nossos ouvidos, eis que ecoa a voz da bailarina, como se fosse um parto sendo concretizado, nasceu a criança!!! O canto da atuante lança vigor ao Corpo-Canto. Foi de uma potência que cavoucou minhas entranhas atordoando-me e ao mesmo tempo me acalentando, eis que o Corpo baila e canta por alguns eternizados minutos - Corpo-Tempo.
No rodopiar do Corpo-Tempo, pelo buraco da saia surge a Velha que pede tabaco e que tem encantamento e é encantada. Olho nos olhos dela e vejo o negro de seus olhos, que alumiam a maçã flácida de seu rosto, revelando o pesar de suas rugas na sua face envelhecida... "- Ué? Cadê o Corpo-Tempo, o Corpo-Canto, o Corpo-saia, a face aveludada da atriz-bailarina?"
Continuo Entre
A velha feiticeira me capturou e me fez comungar a roda da Vida - Estado de Transe. Os corpos surgidos me arrastaram a esse estado, fui reencantada. Nesse reencantar, mais uma vez olho pelo buraco da saia, pois tudo sai de lá, de repente surge um foco de luz, o brilho de uma meia boca! "- De quem?". Eis que a roda do tempo gira e o Corpo-Saia roda, eis que a saia preta metamorfoseia-se e traz uma Cigana, esta que desliza a girar suavemente no centro do quintal e que de repente enraíza-se e caminha com os pés a lamber o chão, passos de um Samurai... "- Que Porra é Essa???".
O Corpo-Cigana preenche o quintal com sua força e ternura a desvelar todos os corpos das mulheres que habitaram, habitam e habitarão o Corpo da atriz-bailarina. Pela chama da vela ela invoca todos os corpos que habitam o corpo da atriz, sejam eles: Corpo-Espectador, Corpo-Tempo, Corpo-Espaço, Corpo-Floresta, Corpo-Flávia... Tudo se fez Corpo-Sagrado na dança transimanente de Ana Flávia Mendes.
Continuo no Entre.
Evoé!!!
02 de Setembro de 2018.
[1] Atriz e professora/ Doutoranda
em Artes pelo PPGARTES-ICA/UFPA.
Referências
DELEUZE, Gilles e GUATARI, Felix. O que é filosofia? São Paulo: Editora 34, 1992.
LOUREIRO, João de Jesus Paes. A conversão semiótica na arte e na cultura. Edição trilíngue. Belém; Edufpa, 207.
MENDES, Ana Flávia. Dança imanente: uma dissecação artística do corpo no processo de criação do espetáculo Avesso. São Paulo: Escrituras, 2010.
Ficha Técnica:
Espetáculo:
Traços de Esmeralda
Concepção, Pesquisa e Encenação:
Ana Flávia Mendes
Fotografias Indutoras:
Guy Veloso
Laboratório de vivência háptica
Iara Souza
Dramaturgia e Atuação:
Saulo Sisnando
Figurino, Confecção e Arte Gráfica
Cláudia Palheta
Iluminação e Ambientação:
Tarik Coelho
Maquiagem:
Iam Vasconcelos
Consultoria Cênica:
Miguel Santa Brígida
Consultoria Cênica:
Luiza Monteiro e Ercy Souza
Assessoria:
Gláucio Sapucahy, Danielly Vasconcellos,
Feliciano Marques e Wanderlon Cruz
Consultoria Religiosa:
Igor Reis
Registro Fotográfico:
Dani Cascaes
Supervisão de Projeto:
Thays Reis