Salto para o sentido – Por Adriano Ferreira Coutinho

18/04/2023

Teatro de Caixa: Caixa de Poesia Leminski

Montagem: Coletivo de animadores de Caixa 

Adriano Ferreira Coutinho[1]

A dinâmica do terceiro encontro da oficina de crítica teatral pela extensão da Universidade Federal do Pará, destaca-se em três partes: primeiro, a qual me alcançou logo de "cara"; segundo, pela dinâmica do trabalho e por último pelo texto poético que escolhi por meio de um sorteio.

Primeiro, devido o stress da viagem de onde moro que é a cidade de Ananindeua, todo o processo criativo, contribuiu muito para a introdução do encontro desse dia 11 de abril. Destaque para a coincidência do texto no sorteio com um texto que escrevi não fazia 24 horas, que me deixou assombrado e encantado a qual de imediato me levou para um mundo novo.

Segundo: a dinâmica de nossa recepção pelo Nando, além de ser criativa é muito rica, por envolver uma complexidade muito interessante e encantadora e acrescido pela surpresa da "coincidência" realmente me proporcionou uma verdadeira experiência teatral de espectador-atuante.

Por último, que é o bolo da festa, foi o poema que foi escolhido por minha pessoa: "Salve-se quem puder e perde-se quem puder", de Leminsk. Enfatizo que o mais curioso, levado pela imagem, também sorteada, de uma mulher saltando de uma altura. De imediato associei a um pequeno texto que escrevi no dia anterior, troquei o "salva-se" por "salte-se" devido, creio, ainda está em minha cabeça o texto. No meu texto está assim:

As vezes

Quando se sente um nada

É bom se atirar

Em vez de se dá um tiro, preta!

Saltar para o amor

Sentir um frio na barriga

Já é alguma coisa,nega

Saltar para os seus braços

Para o seu afago

Eu quero, nega!

Barriga vazia para o povo brasileira

Vida vazia para a branquidade

egoísta e bem alimentada

Não tá com nada, nega!

18 de abril de 2023


[1] Participante da Oficina de crítica teatral "Exercícios de escrituras" – projeto TRIBUNA DO CRETINO.

Ficha Técnica:

Caixa de Poesia

Leminski

Encenação e Atuação:

Edson Fernando

Suporte:

Amor

Edson Fernando

Arte Externa:

Aníbal Pacha

Patrocínio:

O Bolso dos Idealizadores

e mais ninguém!!!