Saudosa Mandinga brasileira – Por Carla Santos

06/06/2023

Montagem teatral: Mandinga

Resultado da disciplina "Técnicas Corporais II", Professora Ana Flávia Mendes, Curso de Técnico de Teatro - ETDUFPA

Carla Santos[1]

Êh, mandingueiro! Salve todos os que estiveram presentes de corpo, alma e espírito no primeiro dia do espetáculo "Mandinga", o qual ocorreu no dia 27/05/2023 na Escola de Teatro e Dança da UFPA. Um espetáculo de presença, espiritualidade, crenças, amor, paixão e entidades, trazendo uma nova versão do "Mitos", espetáculo que ocorria antes da pandemia na ETDUFPA.

Me surpreendeu de muitas formas o composto teatral pautado em artes cênicas que foi apresentado no espetáculo "Mandinga", um misto de dança, música, teatro e performance, que juntos traziam uma gigantesca homenagem a cultura e religião afro-brasileira.

A maquiagem e figurino dos atores eram todas diferentes e únicas, cada um representava uma entidade e acreditava fielmente ser isso, transparecendo toda a credibilidade ao público, que claramente ficou encantado com toda a performatividade, mantendo-se na plateia até mesmo após o cair de uma chuva gélida e forte no meio do espetáculo, que tinha sua plateia e palco sem cobertura.

Além disso, a cenografia e iluminação cênica eram elementos de grande primor para o espetáculo. A cenografia e ambientação foram feitas através, principalmente, de uma montagem de palco especial e diferenciada, que estava centralizada no estacionamento da escola de teatro, coberta por areia de praia e cercada por um tecido que delimitava para os atores até onde poderiam ir enquanto encenavam, ademais os adereços que cada um dos atores traziam para compor seu personagem deixavam claro para os espectadores a mudança de personagem de forma fluida e contínua e que eles "não tinham medo de se molhar". Por outro lado, a iluminação cênica deixou um pouco a desejar, visto que tiveram momentos em que o palco ficou apagado e os atores precisaram "fazer malabarismo" para disfarçar, porém, creio ser uma montagem de alunos para alunos, portanto suscetível a erros que melhoram o seu aprendizado.

Sonoplastia impecável foi uma das maiores "encantarias" que o espetáculo poderia nos presentar. Os instrumentos eram uma mistura, com tambores e instrumentos diversos para fazer efeitos sonoros: de passo, de brigas, de agitação, de encanto e magia e muito mais. Também músicas para cada mini cena foram escolhidas e colocadas de fundo como trilha sonora, músicas essas deliciosas de se ouvir, gravar e entoar junto com a performance dos atores, o que uma hora acabou contagiando o público que contribuía ao espetáculo cantando junto, batendo palma ou os pés, ou dançando no ritmo da música.

Posso dizer que os atores que se apresentaram no sábado, neste espetáculo maravilhoso e plural, marcaram seu nome como grandiosos artistas de cena, e apesar da famosa chuva irritante que incomodou no meio da noite, a performance foi contínua e o público não parou de assistir maravilhado, mesmo com a tempestade formada nos céus. Mandinga é forte!

06 de junho de 2023

[1] Graduanda do curso de licenciatura em teatro UFPA; participante da oficina de crítica teatral "Exercícios de escrituras" – Projeto Tribuna do Cretino. 

Ficha Técnica:

Mandinga

Resultado da disciplina "Técnicas Corporais II", Curso de Técnico de Teatro

Elenco:

Arth, BorBlue, Breno Ushôa, Eder Juan, Iana Briaca, Iego Ferreira, Iris Tarcila, Ingrid Gomes, Leonardo Verçosa, Mailson Siqueira, Malu Guedelha, Meysse Pessoa, Rapha Rodrigues, Rosa Rio, Ryan Pardauil, Vitória Lúcia e Yasmim Ramos.

Dramaturgia:

Coletiva

Iluminação:

Tarik Coelho

Operadora de som:

Ana Flávia Mendes

Coordenação da Turma:

Ana Flávia Mendes

Realização:

Escola de Teatro e Dança da UFPA

Apoio:

Escola de Teatro e Dança da UFPA